André Brito

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa, pós-graduado em Gestão e Orientação Educacional, designer, fotógrafo e escritor.

QUEM SOU

Casado, pai de três, André Brito, professor há 20 anos, graduado em Letras, pós-graduado em Orientação Educacional, concursado, chegou em Cidade Ocidental em 1982 e desde então tem desenvolvido relevantes projetos nas áreas de Educação e Cultura no município.

Ocupou cargo de Superintendente de Cultura e Diretor do Centro Interescolar de Línguas de Cidade Ocidental, onde tem orgulho de ter revolucionado o ensino de idiomas na região, abrindo mais de 1500 vagas para as pessoas da comunidade, de todas as idades, fazendo com que a escola crescesse mais de 700% em número de alunos, professores efetivos e oferta de cursos.

Comunicador e influenciador digital, foi agraciado com duas moções de aplausos na Câmara Legislativa do Distrito Federal por sua atuação como influenciador digital no Entorno e homenageado pela Câmara de Vereadores de Cidade Ocidental com o título de Cidadão Ocidentalense por seus serviços prestados à cidade.

Profissões

Professor

Comunicador

Orientador Educacional

Gestor

Ocupações

Diretor do Centro Interescolar de Línguas

(De 2017 a 2020)
Como gestor ampliei a oferta de vagas aos cursos de idiomas do CILCO, oferecendo pela primeira vez, aulas para adultos à noite, nos cursos de libras, espanhol e inglês e cursos de idiomas para professores do município; conseguimos a nomeação de servidores efetivos para a instituição, totalizando 80% do quadro de servidores com profissionais concursados; criei um sistema gratuito e on-line de preenchimento de diários e informatizei as inscrições para os cursos, podendo ser feitas à distância e trouxemos mobiliário novo para todas as salas de aula em 2019.

Superintendente (diretor) Municipal de Cultura
(2012)
Gestão, Planejamento, Implantação, Execução e Avaliação das políticas públicas de fomento e incentivo às artes e à cultura local em conjunto com outros órgãos municipais, produção de eventos culturais no munícipio, em parceria com a Secretaria de Educação; na época gerenciamos inúmeros projetos socioculturais de grande relevância para a cidade.

Professor de Língua Inglesa, Portuguesa e História
(Ao longo de 20 anos em diversas escolas)
Preparação e planejamento de aulas idiomáticas; elaboração de projetos pedagógicos, escolares que inserem a comunidade no contexto escolar; aulas dinâmicas e reflexão sobre o papel das línguas inglesa e portuguesa como instrumentos de libertação sociocultural, além da abordagem gramatical e linguística sobre o idioma.

Além das aulas, desenvolvi projetos escolares, publicados na revista Nova Escola em Dezembro de 2006, feitos em conjunto com a comunidade nas áreas de Cultura Negra, nas disciplinas de Língua Estrangeira e eventualmente História Moderna e Contemporânea.

Coordenador de Organizações não-Governamentais fui coordenador da Central Única das Favelas – CUFA em Cidade Ocidental onde desenvolvi aulas de inglês em caráter voluntário, elaboração e execução de projetos socioeducativos para as comunidades do Entorno do DF com interlocução junto aos Ministérios da Justiça e Cultura, Secretaria de Segurança Pública do DF e Prefeitura de Cidade Ocidental/GO.