Noticias

Conheça o Parque Ecológico Chico Mendes

Localizado em Cidade Ocidental e administrado pela prefeitura, o Parque Ecológico Chico Mendes é um oásis em meio à toda a urbanidade que compõe a sede do município, no centro da cidade.

Há 450 metros da Prefeitura Municipal, o bosque, como é popularmente conhecido, oferece uma ampla área de lazer para as famílias que procuram um lugar próximo à natureza, arejado, com diversão para as crianças e local para picnic.

O local, aberto de 08 às 17 horas, todos os dias, conta com a presença de segurança todos os dias, água potável, laguinho com carpas (que ajudam na limpeza), bancos e parquinho para as crianças, totalmente revitalizado, além de quadra de areia para a prática de esportes. A manutenção ocorre diariamente.

Mas nem sempre foi assim. Segundo o responsável pelos Parques e Jardins, Crispim Costa, o Bosque vinha sendo negligenciado em outras épocas. Como é um lugar bastante procurado pela população, a manutenção é primordial, assim como a segurança do local, que hoje impede que usuários de drogas espantem as pessoas.

“A atenção que hoje damos ao local é total. Hoje temos um parquinho reformado para as crianças e um bosque mais aprazível para todos. As pessoas podem inclusive, reunir-se aqui para confraternizar ou apenas se encontrar. Temos orgulho do que a prefeitura tem feito por esse local, antes bastante negligenciado. Considerando isto, estamos na fase final do projeto de revitalização e estimamos que as obras de reforma comecem em junho.”

Crispim Costa – Responsável por Parques e Jardins da Prefeitura de Cidade Ocidental

Mais de 5 mil mudas

Em funcionamento desde 2004, o Bosque Chico Mendes reúne espécimes da flora local, que podem ser apreciadas pelas pessoas. Segundo Crispim, desde 2017 foram plantadas mais 250 mudas de plantas nativas da região.
Crispim, que também é responsável pelos jardins da Orla do Lago, das praças e canteiros, contabiliza mais de 5 mil mudas plantadas em toda a cidade, sendo 2 mil só em áreas urbanas. “Temos feito um trabalho de resgate da flora regional em toda a cidade, transplantando árvores, algo inédito na região, e trocando as árvores que prejudicam as calçadas, como os Ficus, por outras mais adequadas. A escolha das mudas é primordial para o plantio para não gerar os problemas que os Ficus plantados na avenida central têm causado, como a destruição de calçadas e passeios.”

“Os Ficus da avenida central estão sendo podados e na medida do possível, plantaremos outras mudas de árvores mais adequadas àquele local da cidade”, completa Crispim.

Trata-se de árvore inconveniente para arborização de ruas e avenidas pelo excessivo vigor do sistema radicular”. Ou seja, causam danos, inclusive à rede elétrica e galerias de águas pluviais.

Harri Lorenzi – Engenheiro Agrônomo brasileiro, autor de dezenas de artigos e livros sobre plantas e fundador do Instituto Plantarum.

SERVIÇO
Parque Ecológico “Bosque” Chico Mendes
Endereço: SQ 12 Q 04 área especial s/n
Horário: de 08 às 17 (todos os dias)
Fone: Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (61) 3625-3209

Categorias:Noticias

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.