ANEAC realiza XV Assembleia Geral em Brasília

Mais de 100 representantes estaduais da Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa reuniram-se nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, para elaborar propostas, e discutir projetos relevantes para a categoria dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa e tratar de alterações no estatuto da associação.

O Diretor-Presidente da ANEAC Fernando de Carvalho Turino, juntamente com os presidentes do Conselho Deliberativo (CD) e Conselho Fiscal (CF), Paulo Victor Medeiros da Fonseca e Marcos Kawano, respectivamente, abriram a 15ª edição da Assembleia Geral Extraordinária da associação na última sexta-feira (27) no Centro de Eventos Brasil 21, na Capital do País.

O Presidente do CD, Paulo Victor iniciou os trabalhos explanando a necessidade de alteração do Regimento da Assembleia e Regimento Interno da ANEAC, introduzindo novos itens como forma de corrigir distorções e garantir maior participação e transparência nos temas tratados na assembleia e maior transparência da gestão e do patrimônio da instituição.

Encontro Tecnico ANEAC_2Dia (32 de 179)

Após a entrega das placas de votação, o presidente do CD, Paulo Victor, informou aos presentes que a planilha de votação, exibida nos telões durante as votações, será posteriormente disponibilizada a todos os presentes para verificação dos votos e maior transparência aos atos da assembleia.

GRUPOS DE TRABALHO

Seguindo a programação, os grupos de trabalho (GTs) formados na última Assembleia Geral Ordinária de 2017 passaram a expor seu andamento, como por exemplo, o GT das Condições de Trabalho com ênfase no Estado do Amazonas, onde Aline Siqueira, diretora suplente da ANEAC, demonstrou que engenheiros e arquitetos da Caixa necessitam de mais apoio no sentido de desenvolver seu trabalho em regiões tidas como inóspitas, distantes e com pouco ou nenhum desenvolvimento. Várias propostas visando soluções foram colocadas em pauta por parte do GT para os representantes estaduais dos associados da ANEAC e para a diretoria da associação, que comprometeu-se a levar as questões postas para a direção da Caixa.

Em seguida, o senhor Marcos Kawano, presidente do CF e o membro Ronaldo Ferreira dos Reis apresentaram as considerações a respeito da elaboração do  regimento interno da associação, objeto de seu grupo de trabalho, com vistas a padronizar os procedimentos relacionados à gestão financeira. “Queremos simplificar ao máximo, não queremos colocar uma camisa de força, mas ao mesmo tempo, queremos colocar algumas diretrizes, para colocar as coisas em ordem.” Tais propostas ainda serão colocadas para apreciação dos associados em assembleia virtual, até setembro de 2018, segundo o presidente da assembleia geral, porém Kawano considera, se aprovadas, as propostas como um legado importante da gestão atual da ANEAC.

ATIVIDADES DA DIRETORIA

O Diretor-Presidente da ANEAC, Fernando Turino, iniciou sua lembrando da participação da associação na mesa de negociação permanente entre Caixa e CONTEC. A reunião ocorreu em dezembro de 2017 no Hotel Brasília Imperial e contou com a presença dos representantes da CONTEC, ADVOCEF, AUDICAIXA e FENAG. Além de ter sido representada por Turino, a ANEAC esteve representada ainda pela Diretora Vice-Presidente Helaine Cardoso. A pauta girou em torno da jornada de trabalho de 6 horas, onde foi comunicado à Caixa, a suspensão temporária do assunto. Outros assuntos foram abordados, como Teletrabalho, valores de diárias e outros.

Saiba mais

A diretoria abordou ainda questões relativas à Comunicação, Marketing e TI apresentadas pelo Diretor Gian Franco Salamoni, que falou aos presentes sobre o lançamento do novo sistema de comunicação, incluindo a intranet e o site, automatizando as informações financeiras, onde a alimentação de dados era feita de forma manual.

Foram abordados ainda pela diretoria, assuntos relativos à logística, finanças, convênios, planos de saúde e assistência jurídica ao associado.

ASSEMBLEIA

Foram mais de 30 propostas apresentadas e colocadas em votação durante a XV Assembleia Geral da ANEAC, entre as quais, muitas demandaram esclarecimentos, defesas e ponderações por parte dos representantes regionais, proponentes investidos por suas bases estaduais, que por sua vez, puderam discutir em seus estados a relevância das propostas encaminhadas à assembleia.

Encontro Tecnico ANEAC_2Dia (136 de 179)

Divididas entre os eixos Governança, Apoio ao Associado, Carreira Profissional e Carreira Profissional, as áreas temáticas foram desde alterações no regimento da assembleia, condições de trabalho, ponto eletrônico, redução da jornada de trabalho, banco de intenção de movimentação, tabela salarial, estrutura única da engenharia e mesa de negociação, onde as propostas foram divididas entre vários itens.

VIII ENCONTRO TÉCNICO DA ANEAC

A Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal – ANEAC realizou no Hotel Meliá – Brasil 21, em Brasília, o VIII Encontro Técnico Arquitetura e Engenharias Públicas. As atividades tiveram início na terça-feira (24/04), às 19h com solenidade de abertura seguida de coquetel para convidados, prolongando-se até quinta-feira (26/04).

Discursaram durante a solenidade de abertura, vários representantes das unidades parceiras da ANEAC, como Carlos Castro, representante da CONTEC, o representante da FENAE, Jair Pedro Ferreira, o representante da SOCIAL CAIXA, Juliano João, o representante da ADVOCEF, Álvaro Weiler Jr., Ludmila Marcia Sousa do Nascimento. Vice-Presidente da FENAG. Segundo Ludmila, “encontros como esse, são marcos de engajamento entre os associados, que os trazem para perto de nós, as associações e federações.” A solenidade teve ainda a participação de Agamenon Oliveira, representante da FISENGE, que mais tarde participaria de mesa de debates sobre Arquitetura e Engenharias Públicas.

Eleonora Mascia, ex-presidente da ANEAC (2005-2007), também fez uso da palavra, como representante da Federação Nacional de Arquitetos – FNA. Eleonora, que também participou da XV Assembleia Geral como representante estadual e por ser arquiteta da Caixa, também fez parte da mesa de debates sobre Arquitetura e Engenharias Públicas.

A Caixa Econômica Federal também enviou representante para prestigiar o evento. De acordo com André Fonseca da Silva, “temos que trabalhar sempre para as melhorias das condições de nossa categoria e crescimento da Caixa enquanto empresa. Com isso poderemos atender a população que mais precisa.”

Encontro Tecnico ANEAC (1 de 1)-2Encerrando a solenidade de abertura, o Presidente da ANEAC, Fernando Turino, agradeceu a todos os presentes, em especial as autoridades convidadas, enaltecendo a presença de todos, ressaltando que a posição da associação é de defesa da Caixa, principalmente através do movimento Arquitetura e Engenharias Públicas, cujo tema, bastante amplo, mostra que “a Caixa tem atuado de forma muito forte em termos de investimentos públicos, tanto na área social quanto de habitação e por isso devemos defender uma Arquitetura e Engenharias cem por cento públicas, uma vez que a nossa atuação é por demais importante para o País.”

O encontro, entre outros temas, contou com forte debate sobre Engenharias e Arquitetura Públicas com os Engenheiros Civis Fernando Turino (ANEAC), Geraldo Aires (ANEAC), Maria de Fátima Có (CREA/DF), o Economista Paulo Jager (DIEESE), Engenheiro Reinaldo Barros (CONFEA), Arquiteta e Urbanista Eleonora Mascia (FNA) e Engenheiro Mecânico Agamenon Oliveira (FISENGE).

Participaram ainda, vários palestrantes de instituições convidadas, que revezaram-se durante os três dias de evento, entre eles, Sérgio Antão (CAIXA) , Fábio Matera (CAIXA), Ives Almeida (CAIXA) e Luiz Fernando (CAIXA) que revezaram-se em torno do tema Análise de Envoltoria de Dados (DEA) para avaliação de eficiência produtiva, Márcio Lima (CAIXA) sobre o Plano de gestão de logística sustentável no uso, operação e manutenção de Imóveis da CEF, Conselheira do CA da CAIXA Rita Serrano, Ricardo Moretti sobre Densidades Intermediárias, Rogério Toresani sobre Problemas de Habitação ao Redor do Mundo, Marcelino Silva sobre Desenvolvimento e Mobilidade Sustentáveis, Caso do Metrô de Salvador com André Resende Barboza (GIGOV-BA), PPP de Iluminação pública na CAIXA com Sérgio Geraldo Link e Leonardo de Azevedo e Souza e Geraldo Aires (ANEAC) sobre Centro de Formação Olímpica e Paraolímpica do Ceará: um caso de RDC-CI de Sucesso.

CONHEÇA A ANEAC

A ANEAC foi fundada em 27 de junho de 2002, em um auditório da então Gerência de Filial de Desenvolvimento Urbano – GIDUR/SP, aproveitando a presença de Engenheiros e Arquitetos da CAIXA oriundos de diversas localidades do país devido à realização de curso de treinamento promovido pela CAIXA. O primeiro Estatuto trouxe o pioneirismo da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal – Filial Paraná, sendo esta, um embrião da atual ANEAC.

Veja mais fotos aqui.

Categorias:Noticias