A língua falada em determinada região é como um ser vivo. Nasce, cresce, desenvolve-se e morre.
Exemplo de língua morta, o Latim.
- Exemplo de língua extinta, o Aramaico.
- Uma língua é considerada morta quando menos de 100.000 pessoas a falam.
- Nasce da mistura de dialetos locais com um idioma dominante. Exemplo: Lingua Portuguesa (derivada do Latim com línguas barbaras)
O inglês surge com os idiomas falados pelos povos germanos que a partir do século V ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões. O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.
Língua morta é um idioma que não possui mais falantes nativos, mas que possui a gramática e vocabulário conhecidos e está registrado em documentos escritos, podendo assim ser estudado e usado na atualidade mesmo que sua pronúncia seja desconhecida. Difere do conceito de língua extinta, pois, esta última ocorre quando uma língua não é mais utilizada e não pode mais ser aprendida por meio de documentos, sendo reconhecida apenas pela influência que possam ter efetuado sobre outras línguas. Exemplos de línguas mortas são o Copta, o Latim e o Grego antigo.
Categorias:Educação, Língua Inglesa